Foto: Internet
A empresa responsável pelo recolhimento de lixos hospitalares que presta serviços a prefeitura de Érico Cardoso emitiu uma nota desmentindo os boatos de um suposto ”Descarte irregular de lixo na barragem do Zabumbão em Paramirim”. Segundo a empresa os serviços são realizados em três etapas, seguindo rigorosamente o que manda a lei. ‘’A prestação apresentada pela empresa é o de coleta, transporte, tratamento térmico e disposição final dos resíduos de serviço de saúde’’. Os resíduos recolhidos no local são classificados como:
Resíduo do Grupo A: Resíduos infectantes, alguns exemplos: luvas, gases, peças anatômicas, dentre outros.
Resíduo do Grupo B: Resíduos químicos, o maior exemplo são os remédios.
Resíduo do Grupo E: Resíduos perfuro-cortantes, as agulhas e lâminas são um dos exemplos desses resíduos.
Vale ressalta que os resíduos são armazenados em recipientes de poliuretano, conhecido como bombonas, os quais são recolhidos por uma equipe de coleta treinada para realização desse serviço e são levados para sede da empresa onde ocorrerá o tratamento térmico a partir de um equipamento de incineração o qual os resíduos são colocados em temperatura a 900° eliminando quaisquer bactérias vivas.
Dessa forma pode-se notar que os resíduos de serviço de saúde possuem maneiras de manuseio e características diferentes dos dejetos do setor de saneamento básico.
Nada mais a acrescentar, nos colocamos à disposição para quaisquer tipos de esclarecimentos.
COMLURB – Coleta de Materiais e Limpeza Urbana Eireli.